Oitava Colina

Blog nada a ver, só por distração...

8/31/2006

Aula 9, ou: há uma mensagem escondida aqui... encontre-a!!!!

Pois bem, galera, na terça feira a aula de Fundamentos foi no anfiteatro da biblioteca, onde o professor André deu início a um novo e interessante assunto: o uso de mensagens subliminares na comunicação visual - entenda esta como a transmitida pelo cinema e mídia impressa.
Mas o que é uma mensagem subliminar? Praticamente, seria uma mensagem escondida dentro de outra visível e conhecida. Esse tipo de mensagem se manifesta através de desenhos ou palavras, sempre de modo sutil e quase imperceptível ao simples olhar. Sim, porque muitas vezes é necessário uma longa observação para perceber onde a mensagem subliminar aparece.
No entanto, é preciso deixar claro que isso não é um fenômeno a esmo. É um trabalho muito bem planejado e sempre com um objetivo em vista: transmitir uma mensagem a um grupo específico ou divulgar algum produto. É o mesmo caso daquelas famosas histórias de canções que, se rodadas ao contrário, resultam em supostas mensagens satânicas (tipo as músicas da Xuxa). Se bem que, no caso das músicas, ainda não se tem certeza se é mesmo uma mensagem subliminar ou apenas uma brincadeira de mau gosto.
No caso de propagandas impressas os exemplos são bem maiores. Em muitos casos, não há bem uma mensagem subliminar, mas a própria imagem já indica o que o anunciante quer passar. Por exemplo, a propaganda do cigarro acima mostra que fumar traz beleza e prazer, ao lado de uma bela mulher. Claro que isso não é verdade. E a propaganda de bebida acima está relacionada, nesse caso bem visivelmente, ao sexo.
O professor mostrou alguns exemplos clássicos em filmes e propagandas, e assim pudemos ver o quanto que o ser humano é passível a ser enganado e manipulado por pequenas coisas.

..................................................

Acharam a mensagem? Hehehe...