Oitava Colina

Blog nada a ver, só por distração...

8/20/2006

Falando sobre TREP

Não, engraçadinho, não é nada do que vc está pensando... hahaha! Na verdade TREP é o nome carinhoso que o pessoal do segundo período designou para a disciplina Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa, ministrada pelo professor André. Como o próprio nome indica, nessa matéria vamos aprender como fazer uma entrevista de verdade.
Desde o início do semestre, as aulas dessa disciplina visam analisar as melhores manerias de se conduzir uma entrevista, de uma maneira objetiva e crítica. Uma das atividades feitas em sala foi assistir ao filme Bem me quer, mal me quer - cuja resenha já postei por aqui. E, recentemente, as aulas foram voltadas para a análise do livro Entrevista - O diálogo possível, de Cremilda de Araújo Medina. a turma foi dividida em grupos, e cada grupo iria apresentar dois capítulos do referido livro.
O meu grupo ficou responsável pela análise do capítulo 11 e 12. Basicamente, na minha opinião, esses capítulos fizeram uma interessante analogia entre a literatura e o jornalismo. Isso porque, durante muitos anos, essas duas áreas estiveram relacionadas entre si - basta observar que a grande maioria de nossos escritores e poetas foram ou são jornalistas - e muitas vezes compartilham as mesmas características. Como exemplos, o foco narrativo e a lógica linear de um texto, que são termos aplicáveis aos dois casos.
Com isso, eu e meus colegas pudemos ter mais uma noção de como deve ser um bom profissional a partir do momento em que se começa a conduzir bem uma entrevista, levando em conta a pessoa do entrevistado e o conhecimento que este pode transmitir.

..............................................

Vai ser um blog pra duas disciplinas. Mas nada de pânico, por favor... hihihi...