Oitava Colina

Blog nada a ver, só por distração...

8/09/2006

Aula 4, ou: Vejam e abram o olho

Falar da Veja é como mexer em vespeiro... além de fazer barulho ainda se corre o risco de levar umas ferroadas. Na aula de ontem, o assunto foi averiguar se essa publicação é racista. O resultado é que uma quantidade mínima de negros é retratada nas notícias e na publicidade da revista, e, quando isso ocorre, é para ilustrar reportagens sobre futebol, Carnaval, notas policiais ou miséria (nesse caso, em especial, na África). E sempre dando a entender que os negros são pobres, bandidos ou que só servem para sambar e jogar futebol.
A revista Veja é muito criticada por manipular informações, e o fato de tal tratamento com as pessoas negras é algo para se refletir. Mas não é só ela. Observem as novelas da Globo; onde os atores negros conseguem papéis, que não sejam em folhetins sobre a escravidão e sobre periferias? E quando há personagens negros na trama que não são empregados, há sempre uma explicação obscura para o sucesso dos personagens "bem de vida". Lembram-se da novela Torre de Babel? Foi um dos pouquíssimos casos de uma família negra de classe média alta nas novelas, e sabe por quê? Porque o chefe dessa família presenciou um crime e ganhou uma grande quantia para calar a boca. Ou seja, passa-se a impressão que negro só sobe na vida por meios ilícitos.
Se isso não for preconceito, eu não sei como chamar... mas, não se deve esquecer, a Veja apenas reflete o pensamento da elite que acha que há democracia racial no país.

..................................


Mas vamos admitir: enquanto o Brasil não mudar essa mentalidade de insistir na imagem "mulata boa de rebolado e crioulo bom de bola" - pra atrair turista, diga-se de passagem - , o preconceito não acaba. Aqui não tem só futebol e samba não, gente...