Oitava Colina

Blog nada a ver, só por distração...

8/08/2006

Eu tava devendo uma análise de filme de acordo com a receita de como fazer filme, né? Foi mal aí, estudos, trabalho, e mais trabalho dá nisso... mas promessa é dívida, e lá vamos nós...
O filme escolhido foi o primeiro X-Men (que, vamos falar a verdade, consegue ser bem melhor que os outros dois, ainda que sejam magníficos). É um comentário bem enxuto, mas pode valer para outros filmes também, sobretudo aqueles de aventura, ficção ou de heróis:

PRIMEIRO ATO – APRESENTAÇÃO
Mundo comum: Logan é um homem solitário, que não sabe do seu passado, e que tem dons especiais.
Chamado à aventura: ao ajudar uma jovem chamada Marie, ele se envolve com um grupo de mutantes terroristas que querem raptá-la.
Recusa do chamado: chamado a fazer parte dos X-Men, Logan a princípio recusa.
Encontro com o mentor: conversando com o professor Xavier, Logan descobre que pode descobrir algo de seu próprio passado.
Travessia do primeiro limiar: adaptar-se ao Instituto e aos novos companheiros é a primeira prova que Logan tem de enfrentar.
SEGUNDO ATO – CONFLITO
Testes, aliados e inimigos: Logan descobre quem são seus amigos e também trava contato com seus inimigos, em especial Dentes de Sabre e Magneto.
Aproximação da caverna oculta: Logan descobre as reais intenções de Magneto, que envolvem a jovem Marie.
Provação suprema: a luta na Estátua da Liberdade, em que Logan e os outros X-Men têm de resgatar Marie.
Recompensa: Marie é resgatada e Magneto é entregue às autoridades.
TERCEIRO ATO – RESOLUÇÃO
Caminho de volta: o preço que Logan paga por salvar Marie é exaurir seus poderes, o que quase o mata.
Ressurreição: Logan se recupera, e passa a integrar o grupo.Retorno com o elixir: derrotado Magneto, resta aos X-Men enfrentar a sociedade que não os aceitam. Mas, unidos, se sentem mais preparados para tal missão.

Entenderam mais ou menos como funciona? Troquem o nome do personagem, a situação e o ambiente que dá quase no mesmo. Os roteiros realmente parecem já estar pré-programados, basta acrescentar algum elemento que torne a trama mais... "criativa". Coisas de Hollywood...


................................

Mas essa receita não vale só pra filme. Muitos livros também parecem seguir um roteirinho básico nesse estilo... mas deixemos esse assunto pra uma próxima vez.

1 Comments:

At 7:51 AM, Blogger Rodrigo de Castro said...

.- olá elizabeth tudo bem?
nossa adorei o teu blog,
seus "posts" são inteligentissímos e muito bem humorados, muito bom
essas nossas aulas com o andré são demais, viu
você está convidadissíma a visitar o meu
abraços. tchau tchau.

 

Postar um comentário

<< Home