Oitava Colina

Blog nada a ver, só por distração...

8/03/2006

Quanta modéstia

"Quando Alberto de Oliveira se preparava para publicar a quarta série de suas Poesias, fecho daquilo que, citando o verso camoniano, considerava a 'peregrinação cansada minha', um jornalista lhe perguntou se seria um livro volumoso.
E o poeta, afilando as linhas do bigode:
- Trezentas páginas - respondeu.
E logo acrescentou:
- Detesto os folhetos. Sempre gostei dos livros que ficam em pé na estante. Um livro que não fica em pé na estante não fica em pé na eternidade."

E aí, já leram o "eterno" Poesias de Alberto de Oliveira? Não? Tudo bem, eu também não li.

......................................

Alguns livros que eu gosto de ler e reler, meu caro Alberto de Oliveira, não ficam em pé na estante.
(A história acima relatada foi retirada do livro Anedotário geral da Academia Brasileira, Josué Montello. Uma obra de 480 páginas que realmente fica em pé na estante, mas, francamente, é maçante. E se eu não tivesse, por acaso, batido o olho na capa e pegado, seria mais um livro eternamente esquecido naquela estante da biblioteca. Detalhe: nunca ouvi falar nesse livro.)

1 Comments:

At 10:06 AM, Blogger Lord of Waters said...

Podemos resumir em uma frase o que (sem querer desmerecer o dito autor, claro): quantidade não é qualidade. ;)

 

Postar um comentário

<< Home