Oitava Colina

Blog nada a ver, só por distração...

8/09/2006

Aula 3, ou: O corpo fala mas pouca gente escuta

A aula da segunda feira (eu sei, eu sei, hoje é quarta, não tive muito tempo, piedade de mim... hihi) foi sobre o conteúdo do livro O corpo fala, de Pierre Weil. Essa será minha próxima leitura. Mas, adiantando o tema, o professor André explicou sobre a importância de se observar os gestos e atitudes das pessoas em algumas situações.
Pro exemplo, através de gestos sutis - e, na maioria dos casos, involuntários - é possível perceber se a pessoa está realmente interessada numa conversa ou se ela está se esquivando, louca pra ir embora. Pra ilustrar melhor: suponhamos que eu estou conversando com alguém, mas esse alguém ou está apressado, ou não está a fim de papo; além de responder vagamente, ela faz gestos como se estivesse se preparando pra correr, entendem? Pois bem, são essas relações entre gestos aparentes e intenções escondidas que foram o assunto da aula em questão.
Todos esses gestos revelam aspectos do ser humano referentes aos instintos, às emoções e à razão, que comandam o comportamento humano em geral.
É claro que resta a nós sabermos identificar esses detalhes, ou seja, interpretar a linguagem corporal.

......................

Instintos, emoções e razão chamados pelo autor, carinhosa e respectivamente, de "boi, leão e águia". Relax, mais pra frente eu explico o porquê.