Oitava Colina

Blog nada a ver, só por distração...

9/17/2006

O papel do jornal

Até que enfim, até que enfim... consegui fazer a apresentação do livro O papel do jornal, na aula de Técnicas de Reportagem e Entrevista!!!! Vamos lá...
Nessa obra, o autor Alberto Dines comenta a respeito tanto da forma de um jornal quanto de seu conteúdo. Percebe-se que papel está sendo usado com duplo sentido no texto (sentido de matéria-prima quanto sentido de função, objetivo). Assim, a forma se refere ao papel com que o jornal é expresso, e ao modo como as notícias e textos são organizados visualmente em suas páginas. Quanto ao conteúdo, o autor comenta a respeito das principais qualidades e defeitos de uma matéria jornalística. Ele aborda a respeito de como a importância e teor de uma notícia devem ser trabalhados, de forma a passar para o leitor a verdade dos fatos e formar-lhes a sua interpretação dos mesmos.
Para ele, um jornalista escreve para outrso jornalistas. Não só para o seu editor, mas também para outros profissinais que, ao lerem seu texto, verão se o seu trabalho precisa ser melhorado.
Ele comenta também sobre o papel da imprensa durante os principais eventos do Brasil e do mundo. Por exemplo, ele fala sobre o modo com que muitos jornais conseguiram se "virar" sem se prejudicarem durante a censura imposta pelos militares nos anos 70 (ano em que esse livro foi escrito); também comenta como a crise do petróleo nessa época fez com que os jornais passassem a ter menos páginas, mas com mais qualidade nas notícias.
Ao final da obra, Alberto Dines escreve algumas recomendações de como um bom jornalista deve ser e agir.

............................................................

Última notícia: o professor André vai ser papai!!!!! Parabéns a ele e à sua esposa, e que o baby venha saudável e feliz!!!!