E com, vocês... Observatório da Imprensa
Eu sei, eu sei... todo mundo já deu o seu parecer sobre esse site, menos eu... então não chora, Maricota, que a partir de hoje coloco alguns comentários sobre o Observatório da Imprensa, do Alberto Dines (já comentei sobre um livro dele uns dias atrás).
Bem interessantinho... o texto selecionado pra hoje é o seguinte: http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=399JDB002
Para vocês terem uma idéia do tema, lá vão alguns trechos:
A MTV Brasil abandonou o seu estigma de “canal cordeirinho”, no dizer de Mauro Dahmer, para adotar “uma irreverência anarquista” durante o processo eleitoral. Nas últimas semanas A MTV está levando ao ar uma série de spots nos intervalos da programação denominados “Prepare o seu saco, os ovos e os tomates” manifestando um explícito repúdio à campanha eleitoral e aos partidos políticos tradicionais.
A campanha provocou reações de partidos e autoridades, inclusive uma nota pública do Conselho Nacional da Juventude, ligado à Presidência da República. O Conselho estranha os termos dos spots e condena a posição a priori da MTV contra o voto “sem indagar qual é a predisposição de jovens para votar e participar”. Para os críticos, a campanha estimula o voto nulo e aliena o jovem da política.
Em resumo, o artigo está comentando uma recente manifestação da MTV - conhecida emissora destinada ao público jovem - convocando os jovens a se rebelarem contra as campanhas políticas usando voto nulo, entre outras coisas. E comenta o fato de não haver uma maior conscientização dos jovens, que em vez disso acabam se alienando ainda mais, em vez de se inteirarem de seus direitos e deveres de cidadão.
Sei não... será que hoje, com tanta corrupção e descaso aos interesses da população por parte dos políticos, vale a pena chamar os jovens às urnas? Melhor: vale a pena mostrar aos jovens que a política ainda tem jeito? Fala-se que a MTV está incitando a anarquia, mas vamos admitir que o horário político também não anda uma casa-da-mãe-joana porque, além das tradicionais troca de "elogios" entre os partidos (fulano não fez, eu faço, eu sou honesto, sicrano é corrupto, e etc.) e das promessas, promessas e mais promessas, temos que aceitar candidatos que, francamente, não recebem votos nem da própria família e só querem aparecer, tipo Cachorrão, o cara da mandioca ou aquele cuja proposta se for eleito é mudar a letra do Hino Nacional em honra a Deus (se essa fosse a solução para os problemas do Brasil... até eu votaria nele). Falando nisso, horário eleitoral é garantia de traço zero no Ibope... Isso me faz lembrar da época em que as eleições eram na base da cédula de papel (eita, pra quem como eu assistiu o velório do Tancredo e o impeachment do Collor, isso tem gosto de século passado... hehe), e o povão, em vez de assistir a propaganda eleitoral, corria pra pegar uns vídeos na locadora... e a quantidade de votos pro Rambo e pro Batman eram significativas - e, sério, não era piada.
Mas é claro que essa "campanha" da MTV também não deixa de ser mais uma forma de aparecer do que um posicionamento político. Resta saber onde estão os jovens, será que eles estão prestando atenção nisso? Ou estão roncando no sofá (durante o horário eleitoral e por vezes durante a própria programação da MTV)? A juventude anda desanimada, e com razão, está faltando bons motivos para que eles retomem a coragem de gritar pelos seus ideais - palavra fácil de ser estampada numa camiseta mas rara de se ver nas atitudes cotidianas.
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Esse papo de eleição me lembra que domingo irei trabalhar de mesária... oh, vida, oh azar...(hihihihi...)
1 Comments:
Lisa, minha flor intelectual, posso até não concordar com os métodos da MTV (que nunca assisti), mas as argumentação é completamente sólida. Desconheço um só candidato que tenha prestado algum esclarecimento sério ao eleitor.
De resto, sorte em teu "sacrifício".
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