Oitava Colina

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1/17/2007

Analisando um clipe

Na falta do que falar... vou postar aqui um trabalho de Estética, em que avaliei criticamente um clipe musical. Acompanhem o texto...

A modalidade escolhida para análise foi o vídeo clipe Rosenrot (Rosa vermelha), canção que dá nome ao sétimo disco da banda alemã Rammstein. O clipe está disponível na internet pelo site estrangeiro youtube, podendo ser apreciado a qualquer horário e dia da semana.
A banda alemã Rammstein foi formada em janeiro de 1994, mas estreou somente em 1995 com o disco Herzeleid que culminou em discos de ouro e platina, dando à banda o rótulo de n° 1 em exportação de música da Alemanha. As letras são compostas pelos próprios integrantes que se baseiam em fatos reais e na própria cultura alemã para dar conteúdo e veemência às músicas.
A banda é formada pelos guitarristas Richard Z. Krupe e Paul Landers; vocalista Till Lindemam; baterista Cristoph Doom Schneider; baixista Oliver Riedel e pelo tecladista Christian Lorenz. Suas músicas são destinadas a jovens e adultos apreciadores do gênero.
O clipe tem um contexto histórico regional, é baseado na lenda alemã das irmãs Branca de neve e Rosa Vermelha e também no poema do menino e a rosa, de Goethe. A história se passa numa comunidade típica alemã situada na colina, entre os séculos XVIII e XIX. O clipe relata a tragédia amorosa de uma jovem que, ao ser forçada a se casar, resolve seduzir o padre recém chegado na comunidade. Pensando ser sincera as promessas da jovem ele decide acatar suas vontades e extermina toda sua família, inclusive o noivo. Após o crime ela o delata alegando que ele a seduziu. O padre é condenado à fogueira.
As expressões corporais e os planos são perfeitamente focalizados, as cores predominantes são o vermelho e o preto. O vermelho, porém é intenso, pois simboliza a rosa vermelha. Há também muito uso do claro e escuro. O Cenário e o vestuário são perfeitamente adequados à época, meados do século XIX.
O ponto forte do clipe é a adequação do som à imagem, além do envolvimento da literatura na música. Já como ponto fraco destaca o fato de o estilo da banda Rammstein ser pouco difundido em outras culturas, ou melhor, em outros países. As músicas têm conteúdo e difundem a cultura alemã. Isto é o que difere a Rammstein de outras em atividade.
A nossa nota para o vídeo clipe Rosenrot é 10, unânime. O vídeo está perfeito de acordo com o roteiro seguido. A história é passada de forma clara e seu clímax acompanha o refrão. O telespectador vive a história, entra no contexto e não simplesmente aprecia a música, mas o conjunto. A arte em geral.
O que faz uma música ser marcante, na atualidade, é a boa sincronia entre som, imagem e letra. Grande parte das produções musicais, no entanto, não atendem a esse requisito; ou não têm um bom arranjo de letra e música, ou produzem um vídeo clipe sem nexo com a letra.
No caso da música escolhida, percebe-se que a junção de som, imagem e letra foram trabalhadas de tal maneira que toda uma simbologia e mensagem podem ser detectadas. Na música “Rosenrot”, além de tudo isso, há uma interessante ligação entre o rock e a literatura, enriquecendo culturalmente o clipe. A tradução de Rosenrot (Rosa vermelha) é a seguinte:

Uma mulher viu uma pequena rosa
Floresceu ali no alto brilhante
Ela pediu ao seu amor
Se ele a podia ir buscar

Ela quer e assim terá que ser
Assim foi e assim sempre será
Ela quer, esse é o hábito
Ela consegue tudo o que quer

Poços fundos têm que ser escavados
Se alguém quiser água límpida
Rosa Vermelha, oh Rosa Vermelha
As águas profundas não são calmas
(Refrão)

O rapaz sobe a montanha em tormento
A vista para ele é indiferente
Apenas a pequena rosa está em seu pensamento
Ele a trará para o seu amor

Ela quer e assim terá que ser...
(refrão)

Perto das suas botas uma pedra se parte
Não quer estar mais no rochedo
E um grito deixa que todos saibam
Ambos caem em direção ao chão

Ela quer e assim terá que ser...
(refrão)

História do clipe: um grupo de padres chega a uma aldeia alemã situada nas colinas onde está sendo realizada uma festa de casamento. Um deles se encanta pela jovem noiva, que o seduz com um propósito: exterminar seu noivo e sua família. Achando que conseguirá o amor da moça, o padre comete o crime, mas é traído pela jovem, que o delata à aldeia. Preso pelos moradores é condenado à morte na fogueira
Antes de relacionar essa história com a letra é preciso ressaltar que Rosenrot foi inspirada em dois textos: “Branca de Neve e Rosa Vermelha” dos irmãos Grimm, e o poema “O menino e a rosa” de Goethe.
Resumidamente, o conto (que não possui relação com o de Branca de Neve que conhecemos) fala de duas irmãs solidárias, Branca de Neve e Rosa vermelha, que ajudam um urso enfeitiçado e depois descobrem que na verdade é um príncipe. E no final o príncipe casa-se com Rosa Vermelha.
Já o poema de Goethe em resumo, fala de um menino que deseja ter uma rosa, mas a rosa tenta dissuadi-lo ameaçando feri-lo com os espinhos. Ele arranca a rosa do solo e acaba ferido.
Agora a relação entre a letra da música, a história do clipe, o conto de Grimm e o poema de Goethe. Partindo do princípio que o clipe é o mais importante, a interpretação é a seguinte: a rosa vermelha da música, da lenda e do poema são faces da mesma menina do clipe. A diferença é que ela não é tão ingênua quanto a Rosa dos Grimm, mas é traiçoeira como a rosa de Goethe. Ela é a mulher que “consegue tudo o que quer”. Sua aparência inocente se relaciona com a frase do refrão “águas profundas não são calmas”, ou seja, por trás da inocência e serenidade escondia-se a dissimulação, a frieza, a maldade. É uma metáfora da mente humana também, que esconde uma realidade que o rosto disfarça.
A frase “ambos caem em direção ao chão” refere-se, figurativamente, ao padre e à jovem. O padre caiu ao ceder à tentação e cometer um crime, e foi morto. A queda da moça refere-se à máscara que foi ao chão e revelou sua verdadeira identidade.
As metáforas no clipe são sutis, mas extremamente significativas. No início do clipe, é estranho ver um carneiro assando no espeto; estranho porque esse carneiro lembra mais um bode. E o bode, na Idade Média Cristã, era o símbolo do demônio e do mal; é um símbolo de que naquela pacata aldeia montanhesa o mal se esconde e espera uma oportunidade para se manifestar e é o que ocorre.
No decorrer do clipe há o close rápido de uma fonte jorrando – é a água citada na letra. Agora, A imagem mais simples é a que dá maior significado ao contexto. O momento em que a jovem usa uma rosa para acordar o padre adormecido. A rosa é um símbolo clássico da declaração de amor, mas nesse momento ela se transforma na metáfora-chave do filme. Rapidamente a menina aperta a rosa entre suas mãos e as mãos do padre e a empurra em direção ao ventre dele. Eis as duas significações:
· “Fincar” a rosa no ventre é uma metáfora do ato sexual; conclui-se que a menina levou o seu jogo de sedução ao seu limite, tendo relações com o padre;
· Mas o mesmo gesto pode representar uma faca sendo enfiada em alguém; ou seja, após seduzi-lo, a moça revela ao padre seu intento de fazê-lo cometer o crime.

O clipe possui alguns flashbacks, em especial os seis padres (interpretados pelos seis integrantes da banda) reunidos para se autoflagelarem. Até meados do século XIX era comum religiosos controlarem seus instintos através de flagelos.
O uso das cores é proposital: sabendo que o vermelho representa a paixão, conclui-se que o que se valoriza é o fato da paixão ter como característica a intensidade, a inconseqüência e a instabilidade, elementos constantes no desenrolar da história.
O poema de Goethe se relaciona com as duas metáforas: o padre deseja a moça, mas acaba sendo ferido pelos espinhos da traição e da delação.


Trabalho em grupo; thanks para Monica, Náire e Rita.

.......................

Veja o clipe aqui: http://www.youtube.com/watch?v=seL-fSCUjUY

8 Comments:

At 11:33 AM, Blogger Nanael Soubaim said...

Bravo, Elizabeth.

 
At 9:09 AM, Blogger Unknown said...

Excelente interpretação!

Revela conhecimentos completos e capacidade de interconectá-los.

Me contate pelo e-mail van_lino@yahoo.com.br

 
At 5:20 PM, Blogger Lili said...

*-*

Salvaram minha vida!(ao menos a acadêmica,na disciplina de História)

Ótimo trabalho ,parabéns!

 
At 5:57 AM, Blogger Hanna Bizi said...

Adorei o blog, a análise do clip e da música de Rammstein... muito bom!

 
At 2:12 PM, Blogger ღĄиgєŁღ said...

Mandou mal pra caramba... O clipe trata de uma relação platônica e doentia entre o padre e a moça... É só verificar com cuidado as expressões no rosto dela, que alternam entre o que ela sente e o que o padre quer ver...

 
At 10:19 PM, Blogger Unknown said...

Boa interpretação!
Independente se estiver certa(se é isso ke os integrantes kiseram passar para o publico).

 
At 1:57 PM, Blogger Unknown said...

Adorei a interpretação, fez eu entender bem mais do que se passa ali.

 
At 4:50 PM, Blogger Unknown said...

Excelente interpretação

 

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