Oitava Colina

Blog nada a ver, só por distração...

6/03/2011

A educação e a tecnologia





Muitos veem a tecnologia como sendo ferramenta útil para a educação, mas não sabem como usá-la no cotidiano da sala de aula. Não é só por falta de tempo para cursos ou falta de laboratórios nas escolas; para muitos professores, há o medo de não ensinar direito, ou receio que os alunos estraguem os equipamentos ou acessem conteúdo impróprio para as aulas.
Fazer uma capacitação é importante para que o professor aprenda ou aperfeiçoe seus conhecimentos sobre como utilizar um computador em sala de aula. Mesmo que ele não lecione informática aos alunos, ele precisa lidar com editores de texto para elaborar provas e atividades, planilhas para orgazinar notas e, quando possível, editar vídeos e apresentações para enriquecer suas aulas.

Se o professor tem a chance de usar um laboratório de informática, deve preparar suas aulas, usando sites que contenham jogos educativos, exercícios, biografias.
Quanto aos alunos, realmente é difícil querer que o adolescente pesquise sobre cálculos e regras gramaticais no computador da escola quando, em casa ou nas lan houses, ele tem acesso a redes de relacionamento e sites pornográficos. Deve se ter bem claro aos alunos a questão de limites, que se em casa ele navega em todos os tipos de sites, na escola é diferente. Somente dessa maneira será possível ensinar os alunos a utilizarem o computador para além do Orkut.